Dissertação – sociologia x direito

Ensaios

Sociologia X Direito Sociologia é a ciência que estuda a inter-relação entre as pessoas em sociedade em vários aspectos da “vida social”, na prática é investigar a fundo as convivências do ser humano em grupos de diferentes e perceber suas principais características.

Assim, é fácil diferenciarmos a sociologia das ciências naturais, devido a ela visar exclusivamente o estudo do homem em sociedade como um corpo importante nas decisões da humanidade, enquan sempre embasadas resultados possuem pesquisas científicas A sociologia jur[di OF2 naturais estão ntals e seus ica e direta nas e, inicialmente, em definir o fato social com as três características expostas por Durkheim, que são a exterioridade, a coercitividade e a generalidade. ? a partir destas três entidades atuando em normas de comportamento escritas ou não, que o mundo jurídico se forma e a sociologia deixa de ser Geral e se torna, apenas, Jurídica, tendo como grande preocupação a eficácia destas normas. A sociologia jurídica embasa-se, principalment SV’ipe to klew next page principalmente nos pensamentos de três grandes sociólogos: ?mile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Neste âmbito, Émile Durkheim foi o um dos primeiro a sistematiza-la ao afirmar que o direito é símbolo de solidariedade social.

De acordo com Weber, a sociologia deve ser a investigação e compreensão interpretativa de condutas sociais dentro do próprio conceito social a que pertencem. Já Karl Marx afirmava que o direito é antes de tudo o produto de forças econômicas e que a história evolui pela luta de forças antagônicas. E sustenta o direito como expressão classista, pois a lasse dominante se impõe sobre o restante da sociedade.

Portanto, podemos concluir que Direito é fato social e a norma jurídica é um resultado da realidade social, uma vez que desde o início das sociedades organizadas já havia a manifestação do fenômeno jurídico como sistema de normas e condutas estabelecidas por uma sociedade, segundo certos principios aprovados e obedientes a formas predeterminadas e a sociologia vem mostrar que o direito vai além de somente um conjunto de normas e torna-se um fato social pois ele nasce de uma necessidade social.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*