Processo administrativo: planejamento da ação empresarial

Ensaios

N RODUÇÃO O planejamento está relacionado com o futuro. E os objetivos organizacionais constituem a mola mestra da administração. As organizações procuram alcançar simultaneamente vários e diferentes objetivos e precisam estabelecer graus de importância e prioridade para evitar possíveis conflitos e criar condições de sinergia entre eles. Sem planos, os administradores deixam de saber como devem organizar pessoas e recursos, podendo, até mesmo, não ter uma Swipe to view next page idéia clara sobre o qu OF4 O planejamento pod ta do processo adminis tivo. nsegue capturar a para a administração. como a função inicial essa afirmação ia do planejamento sar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar. PANEJAMENTO O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações ou seja, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, analisar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo que o planejamento se destina.

O planejamento envolve várias formas de lidar com as mudanças e com a incerteza que traz consigo, ele pode levar a um ponto em aliadas ou simplesmente não são tomadas por uma atitude chamada de paralisia pela análise ou os administradores podem ser levadas a preocupação, tomando decisões inadequadas ao futuro da organização esta atitude é chamada extinção pelo instinto. Se o administrador mudar adequadamente, ele poderá também progredir e crescer, basicamente, em determinar os objetivo e alcançar, as ações a serem realizadas compatibilizando- s com os meios disponíveis para a sua execução.

Podemos dizer também que planejamento é uma necessidade do ensino, sem ele não é possível um bom desempenho de tarefa, não se pode ensinar sem prever a melhor maneira da consecução dos objetivos, ou seja, é o processo de analise explicação dos objetivos, metas estratégias necessárias para que o projeto, durante seu ciclo da vida, possa alcançar plenamente seus objetivos e custos, cronograma e desempenho técnico.

No fundo o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para tingi-los com eficiência e eficácia, definindo onde quer chegar e o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia. O planejamento é elaborado em diferentes niveis organizacionais, e, em razão disso existe uma hierarquia de planos e podemos citar três: PLANEJAMENTO ESTRATEGICO O planejamento estratégico é realizado no nível institucional da empresa.

O nível institucional da empresa está totalmente voltado para a tarefa primaria da empresa de se re nivel institucional da empresa está totalmente voltado para a arefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado e se defrontar coma incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa.

O planejamento estratégico tem três características fundamentais que são: 1) É projetado a longo prazo; 2) Voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa; 3) Envolve a empresa como um todo, sendo que acontece em 7 etapas; 1 – Determinação dos objetivos, 2 – Analise ambiental interna, 3 – Analise organizacional interna, 5 — Elaboração de planejamento, 6 Implementação e execução, 7 – Avaliação dos resultados.

Essas etapas são necessárias para que os objetivos empresariais aconteçam que são; lucros, expansão da empresa, segurança e autonomia ou independência. PLANEJAM ENTO TÁTICO O planejamento tático é realizado no nível intermediário, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa, é elaborado por gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tendo por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

E apresenta as seguintes características: 1 – É um processo permanente e continuo, 2 – esta sempre voltado para o futuro, 3 – Se preocupa sempre com a racionalidade de tomada de decisões, 4 – Seleciona entre as varias alternativas disponíveis um determinado curso de ação entre outros. Ele é efetuado em m 3 as varias alternativas disponíveis um determinado curso de ação Ele é efetuado em médio prazo, e tem limitações das variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação. ? o conjunto de tomadas deliberada mais limitadas, a curto razo, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. Se diferência dos demais, pelo nível de decisões dimensão temporal e amplitude de efeitos. PLANEJAM ENTO OPERACIONAL: O planejamento operacional atua no nível operacional, ou seja no nivel em que as tarefas são executadas (a curto prazo) .

Refere- se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia-a- dia se preocupando basicamente com o que fazer e como fazer, funcionando como um mecanismo de relojoaria: tecnologia e máquinas em operações, ritmo e carência para alcançar rodutividade. Esse planejamento pode ser visualizado como um sistema.

Começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolver planos e procedimentos detalhados e proporciona informações e condições para otimizar e maximizar os resultados. Planejamento operacional é considerado como formalização dos objectivos e procedimentos, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos n[veis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing. 4DF4

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*