Auditoria

Ensaios

1- Quando se deve solicitar uma pré-auditoria de certificação? Após a implantação do Sistema de Gestão, a empresa deve realizar pelo menos um ciclo de auditorias internas para solicitar a Pré-Auditoria. É recomendada, que seja realizado pelo menos uma análise critica pela administração. 2- Para que serve uma pré-auditoria? No início da década de 90, as empresas solicitavam a auditoria de certificação às empresas certificadoras sem nenhuma checagem prévia.

Normalmente os auditores detectavam problemas conceituais, como por exemplo, não aplicação de requisitos que influe certificação não podi ara a empresa e ce advinham de uma in de negócio da empre OFY ‘Vipe view nent page stes casos, a ando transtornos es, os problemas norma para o setor a adquirida, os organismos certificadores em todo o mundo passaram a realizar análises prévias a fim de diminuir os riscos de não certificação por problemas de adequação estas análises prévias são as chamadas Pré-Auditorias. 3- Como é feita uma pré-auditoria?

A Pré-Auditoria segue basicamente os mesmos passos da auditoria inicial. Este é o primeiro contato in loco com a equipe auditora e serve para quebrar o gelo, diminuindo a ansiedade a empresa. Na Pré-Auditoria são seguidos todos os passos da auditoria de certificação: reunião de abertura, investig Sv. ‘ipe to View next page investigação, relato das não-conformidades e reunião de encerramento. Geralmente, o auditor da auditoria de certificação é o mesmo da pré-auditoria. A Pré-Auditoria tem como objetivo analisar criticamente a adequação do Sistema de Gestão.

Isto significa que os procedimentos e documentação serão verificados em relação à sua adequação em relação à norma de referência. Normalmente a equipe auditora não tem tempo para verificar e as práticas descritas na documentação estão adequadamente implementadas isto é o que chamamos de auditoria de conformidade. Ao final da Pré-Auditoria, a empresa recebe um relatório contendo todos os itens que devem ser corrigidos antes da auditoria de certificação. 4- Qual é o prazo padrão entre uma pré-auditoria e a auditoria de certificação?

Não existem prazos formais definidos. A data da auditoria de certificação deve ser marcada em função dos resultados da Pré- Auditoria. Se a Pré-Auditoria não detectou problemas graves e o sistema está maduro na sua implementação, a auditoria de ertificação pode ser agendada após uma ou duas semanas. Se ao contrário, a Pré-Auditoria detectou muitos problemas que demoram a ser corrigido, o prazo pode se estender a meses. Normalmente, existe um prazo de um mês entre a Pré-Auditoria e a Auditoria de Certificaçao. – É possível pular a pré-auditoria e ir direto para a auditoria de certificação? Sim. As empresas certificadoras recomendam fortemente a realização da Pré-Auditoria empre certificadoras recomendam fortemente a realização da Pré- Auditoria, porém se a empresa tem muita segurança na adequação e conformidade de seu sistema de gestão, não há roblema algum em ir direto para a Auditoria de Certificação. 6- Quem faz parte da equipe auditora? A equipe auditora normalmente é formada por um ou dois auditores.

Estes auditores são profissionais com experiência em auditorias e conhecimento do seu ramo de negócio. Normas internacionais adotadas pelas empresas certificadoras garantem que o auditor possui conhecimento e capacidade para auditar a sua empresa. 7- Se o auditor não achar problemas na pré-auditoria é possível a organização já receber o certificado? Não. A Pré-Auditoria tem objetivo distinto da auditoria de certificação. A Pré-Auditoria verifica a adequação do sistema não colhendo evidências suficientes de que as práticas refletem o planejamento contido nos procedimentos.

A verificação da implementação dos procedimentos é feita na auditoria de certificação, que não pode ser dispensada de forma alguma. 8- Para que servem as auditorias de acompanhamento in loco? Uma vez implementado e certificado o sistema de gestão, é obrigação de a entidade certificadora verificar a manutenção do sistema certificado. Assim, periodicamente as empresas certificadoras fazem auditorias in loco para checar se o sistema ainda se mantém adequado e conforme. 3

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*