Ficha filmográfica – o povo brasileiro

Ensaios

FICHA DE PRODUÇÃO HISTÓRICA FILMOGRÁFICA Filme (título): O povo Brasileiro Direção: Isa Grinspum Ferraz Roteiro: Regina M. Ferreira Ano de Produção: 1995 Sinopse: (resumo)Baseado em um livro de Darcy Ribeiro, no filme ele trabalha com três matrizes culturais. Ele começa descrevendo como ocorreu o surgimento do povo brasileiro. Segundo ele, tratava-se de um novo povo, que se enfrenta e se funde. Para ele, os costumes indígenas foram importantes no processo de formação do povo brasileiro. O que era um costume dos índios, to next para o colonizador br explorar os nativos. ormação, e isso nos construindo. Segundo compreensão do pov OF2 Swtp iew nent page e ocupar a terra obre a nossa tória que fomos s que ajudariam na base empírica das classes sociais. > Tipologia das formas de exercícios do poder e de militância política. > Teoria da cultura, capaz de dar conta das nossas realidades. Os descendentes dos grandes senhores, que compõem a classe dominante acreditam que a situação social dos negros livres, mulatos e brancos pobres são cara características da raça. Não se vê a má condição social como onsequência da escravidão e da opressão.

Darcy Ribeiro diz que o preconceito em si não acontece devido à raça e sim ? cor da pele. Ele declara que o mulato sendo o resultado da miscigenação do negro com o branco, participa desses dois mundos. Isso o faz também ter o lado erudito do branco. Porém, eles só progrediriam se negasse à negritude possuída. Mesmo com toda a miscigenação, e sendo o Brasil multicultural, ele nao é homogêneo. A ecologia, economia e migração fomentaram as distinções verificadas no brasileiro, que povoa esse vasto erritório.

Diferentemente do apartheid, onde mesmo mantido distante dos brancos, os negros podem manter sua identidade, no regime assimilacionista, os negros perdem-na, já que é diluída gradativamente. Comentário:lnicialmente, o filme retrata os costumes indígenas, que foram muito fundamentais para a formação do povo brasileiro. O documentaria é necessário para qualquer estudante quando for estudar a história da formação do povo brasileiro, pois mostra tudo que é relevante para esse estudo, misturando informação, arte, música e cultura.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*