Preparação de amostras de solo para ensaios

Ensaios

FACULDADES OBJETIVO – ENGENHARIA CIVIL IUESO – INSTI UTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR LABORA ÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA ora to view nut*ge EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO preparação de Amostras de Solos para Ensaios de Caracterização e Compactação Responsáveis: amostra de solo dividido pelo peso seco das partículas sólidas do solo, sendo expressa em percentagem. ara determinação do peso seco, o método tradicional é a secagem em estufa, na qual a amostra é mantida com temperatura entre 1 050C e 1 IOCC, até que apresente peso onstante, o que significa que ela perdeu a sua água por evaporaçao. O peso da água é determinado pela diferença entre o peso da amostra e o peso seco. No Brasil a determinação da umidade do solo é padronizada pela NBR 06457.

Utilizar a peneira no 04, o material que for retido é destorroado no almofariz de forma que o material seja homogeneizado; 30 Separar OI kg do material peneirado; 40 Utilizar a peneira no 10, novamente o material retido deverá ser destorroado no almofariz, até restarem apenas partículas rochosas; 50 0 material passado na peneira no 10, é colocado em uma ápsula, levado para uma estufa, com temperatura entre 1050 e 60 Após retirar o material da estufa, deve-se pesar 200 gramas do material; 70 Peneirar o material na peneira no 40.

Ilustração: PAGF3ÜFd possível fazer a esfera com o solo, o material será caracterizado como arenoso. Análise de tato – Consiste em fazer pequena quantidade de pasta “solo” colocar na palma da mão, e verificar qual será o comportamento da pasta quando receber égua corrente caso vem se depreender todo com facilidade será caracterizado como argiloso. Análise de cápsula – Consiste em encher uma cápsula de solo, pós arrasá-lo peneirá-lo na peneira na 200 até que a água se torne visualmente limpa, logo após voltar a colocar o material na cápsula novamente, se mais de couber na cápsula, o solo é arenoso; (obs. no caso da nossa amostra a cápsula ficou com menos de 50 então ou é siltoso ou argiloso). 6. CONCLUSAO Diante dos resultados obtidos com os experimentos realizados no laboratorio de mecânica dos solos, pudemos observar que o solo aparentemente pode ser muito parecido, tanto na forma dos grãos, textura ou até mesmo na umidade presente no material, ontudo, através dos ensaios realizados estamos começando a evidenciar que existem diferenças muito significativas que devem ser consideradas na execução de um projeto de engenharia.

Desta forma, entendemos que o conhecimento sobre o solo aonde vamos construir uma edificação é de suma importância para a construção, tanto pelo aspecto econômico quanto a questão de segurança envolvida, pois abaixo da estacas, sapatas, fundações etc. , haverá o solo para o qual devemos conhecer todas as suas características e reações aos esforços reallzados.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*