Pensamento dialetico

Ensaios

Explique, por meio de um texto, os procedimentos do pensamento dialético diante de uma totalidade a ser estudada. O início do processo de conhecimento incide na definição ao objeto, ou da totalidade-realidade a ser estudada.

Definindo o objetivo, deve-se passar à construção de um processo de formulações teóricas a seu respeito , ou seja ,ao estudo do objeto até suas determinações mais simples, o que conduziria ? compreensão de suas partes constituintes,esse passo levaria ? conquista do entendimento, por parte daquele que estuda ,da otalidade real do objeto de estudo,em seguida , faz-se necessário realizar uma volta ao objeto inicial,nesse retorno,o objeto já não seria o mesmo d compreendido em su o g ors objeto, embora ainda to view do estudo,o que faria partida, determinante do conhecimento. e estaria agora o,portanto outro o mesmo do Inicio novo ponto de sso de construção 2- Defina, com argumentos próprios, o conceito de materialismo histórico. É a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a in Swipe to víew next page infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc). – Marx, em Uma de suas frases significativas, disse que “até então os filósofos sempre tinham tentado interpretar o mundo em vez de tentar modificá-lo”. A partir dessa afirmação, defina: qual foi o objetivo de Marx em propor uma teoria que pode ser chamada de “filosofia de ação”? O objetivo era mostrar que a base da organização social eram as forças econômicas de troca, distribuição e consumo. 4- Marx compreende que quando o homem altera a natureza, ele também se altera.

Isso quer dizer que,quando o homem trabalha,ele interfere na natureza e deixa nela suas marcas, mas neste processo de trabalho também a natureza interfere no homem, deixando marcas em sua consciência. Defina por que a reflexão sobre o trabalho foi central na construção do pensamento de Marx. Porque são os níveis do trabalho que determinam o Capitalismo – O princípio da inversão é elemento constitutivo fundamental do conceito de ideologia, na concepção de Marx e Engels.

Explique esse conceito e estabeleça uma relação entre ideologia e cultura. Esse princípio expressa a idéia de inversão da realidade, em uma das passagens desse livro (Ideologia alemã) eles sustentam que o sistema de idéias de uma classe dominante configura o conjunto (ideologia alemã) eles sustentam que o sistema de idéias de uma classe dominante configura o conjunto das idélas dominantes em cada época: ou, dito em outros termos, a classe que exerce oder material dominante na sociedade é , ao mesmo tempo, seu poder espiritual dominante. classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe. com isso ao mesmo tempo,dois meios para a produção espiritual,o que faz com que se lhe submetam,no tempo próprio,por fim médio,as idéias dos que carecem dos meios necessários para produzir espiritualmente. sse sistema de idéias dominantes constitui, assim a ideologia, a relação entre a ideologia é que o principio da inversão demonstra que as ideologias da classe dominante nverte o verdadeiro sentido da realidade, misturando as manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização,como definição do que é certo nas sociedades, usando ingenuidade de uma classe que nao tem nem uma formação ideológica,para suplantar (impreguinar seus interesses de classe dominante). 6- Explique o que Karl Marx pretendeu ao vincular a relação indivíduo- sociedade às relações de produção.

Esses parâmetros fundamentaram a visão marxista sobre a organização da estrutura social, delimitando-a, em primeiro lugar, dois conceitos: infra-estrutura e superestrutura, a primeira se relaciona a produção, a organização, e a outra abrange as normas jurídicas , comp PAGF3rl(FS se relaciona a produção, a organização, e a outra abrange as normas jurídicas , comportamentos sociais e política, e manifestações religiosas e base ética; nessa visão, a sociedade estrutura-se com base na forma pela qual os homens organizam a produção social.

Essa forma, por sua vez, define o modo de produção daquela sociedade. Defina, de acordo com a concepção marxista, os conceitos de infra-estrutura e superestrutura. Após defini-los,explique a relação que existe entre esses dois conceitos. Infra-estrutura se refere à organização econômca da produção e as relações de produção,dando forma à base material da sociedade e determinando os processos sociais.

Sobre a base da infra-estrutura ergue-se a super-estrutura,que abrange as normas jurídicas,os comportamentos sociais e políticos,as manifestações religiosas,a base ética,filosófica e moral,ou seja,a rede complexa de correlações formada entre os sistemas político e ideológico. De acordo com a compreensão marxista, a infra-estrutura e a uperestrutura estão indissoluvelmente ligadas entre si,em tempo simultâneo,em constante interação dialética. 8- Segundo Marx e Engels, no manifesto de história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes”.

Assim,o que é classe social para a teoria marxista e por que as classes estariam em luta permanente? A compreensão do conceito de sociedade é crucial para o entendimento de dois outros ponto PAGF permanente? entendimento de dois outros pontos fundamentals da teoria marxista: definições de classe social e luta de classe. Segundo pensamento marxista, o estudo da realidade social deve considerar como paradigma que nao há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.

Isso significa que, além de ser holística, sua perspectiva privilegia como foco dos estudos as relações contidas nos processos coletivos. Diferentemente de Durkheim, Max considerou que não há a possibilidade de pensar a relação indlviduo-sociedade separadamente das condições materiais em que essa relação se apóia, não sendo possível, portanto estudar a sociedade e a rodução isoladamente, por isso as lutas de classe permanecem até hoje Na visão marxista, a classe social a que pertencemos condiciona, de maneira decisiva, nossa situação social.

Por que essa situação de classe acaba condicionando a existência e a consciência do indivíduo e sua relação com o conjunto da sociedade? Porque a diferenciação social que existe “capitalista e o proletariado” acentuam-se cada vez mais na sociedade capitalista. Criando uma distância entre esses grupos que ficam separados pelo trabalho que representam e pelo poder aquisitivo que detêm.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*