Pim i rh

Ensaios

Universidade Paulista SEI – Sistema de Ensino Interativo Gestão de Recursos Humanos 10 Semestre de 2011 Projeto Integrado Multidisciplinar III – PIM III Cooperativa Agropec Unaí-MG Outubro de 2011 or28 to view nut*ge Unai Agricultural Cooperative Ltd. company whose name is Capuli fantasy. Shaping theory and practice in a real company traded information that enabled the project to develop integrated multidisciplinary contemplano the disciplines of accounting, management of people and Applied Statistics.

The objective of this paper is to analyze and understand the importance of the concepts covered in this semester subjects tudied using data provided by the cooperative, the purpose of comparing subjects exposed during the semester, based on data from this Capuli gradually gaining market share. Sumário 2. Fundamentos e forma de uma organização . Denominação e forma de constituição e porte da 2. 2 Fatos relevantes da origem da 2. 1 empresa…….. PAGF 98 3. 1 Introdução… 3. 2 Balanço Patrimonial… 3. 3 contexto Operacional. . . . . . . . . 3. Principais praticas 3. 5 Patrimônio liquido… … 16 3. 6 previsão para contingências fiscais 3. 7Analise dos indicadores contábeis 16 Conclusão….. — 4 Gerenciamento de essoas . 4. 1 Motivação na 5 Estatística aplicada 5. 1 Analise do Balanço Patrimonial…. 5. 2 Analise do Ativo 5. 3 Analise do 6 29 7 Referências Bibliográficas. … 23 . … 23 Passivo…. — 26 maiores empresas da região de Unaí-MG e obtem êxodo na comercialização de seus produtos assegurando a qualidade, e a satisfação de todos os clientes, parceiros e empregados.

A empresa se destaca também no atendimento, pois para eles o mais importante é saber ouvir, para compreender e fazer um bom atendimento, buscando sempre atender da melhor forma as expectativas dos clientes e associados. Por ser uma empresa com todos esses atributos foi feito o trabalho de pesquisa onde se podem observar os pontos importantes e práticos das disciplinas inseridas na grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos da UNIP, este estudo é uma paridade entre a teoria e a prática adotada dentro da empresa. • Contabilidade • Gerenciamento de pessoas Estatistica Aplicada 2. FUNDAMENTOS E FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO 2. Denominação e formas de constituição e porte da empresa A Cooperativa agropecuária Unaí Itda é uma das empresas que mais contribuíram para o desenvolvimento do município e m quatro décadas de existência, tornou-se uma das maiores empresas desta região. Propocionando aos produtores rurais sanar problemas do dia a dia pelo cooperativismo Pelo sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas no Brasil, tendo como objetivo difundir os ideais em que se baseia, no intuito de atingir o áplce do seu desenvolvimento socioeconômico. ? a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, visando alcançar melhores preços na comercialização de seus produtos que por sua vez negociados isoladamente, teria desvantagem o mercado, mas desfruta rativismo uma gama 98 rurais adquire valorização em seus artigos comercializados pela cooperativa. 2. Fatos revelaram da origem da organização No dia 24 de maio de 1964 oitenta e seis produtores reuniram- se no Salão Social do Itapua late Clube, e sob a presidência dos fazendeiros Arquimedes Costa, Lucas Brochado Adjuto, Licídio Alves Lima, José Vieira Machado, Volnei Silva Lara e demais, para o fim único de constituírem uma sociedade cooperativa nos termos do Decreto lei 8401 de 19 de dezembro de 1949.

Nesta assembléia os presentes, elegeram o primeiro residente da CAPIJL, Arquimedes Costa, e criou-se o prmeiro estatuto da Cooperativa onde reza o objetivo maior da sociedade, a defesa dos interesses econômicos da classe de leite daquela região de Unaí. Depois disto, o estatuto social foi reformado por OS vezes. A primeira em setembro de 1976 quando os associados se reuniram em Assembléia Geral Extraordinária AGE no salão do Carmo. A segunda reforma ocorreu em outubro de 1994, quando também em AGE, desta vez no Salão Rural do Parque de Exposição do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí.

Esta reforma estatutária tinha o pnncpal objetivo de adequar a ealidade dos novos tempos. A terceira reforma ocorreu em 1997. A quarta, em 2001. E a quinta reforma, recentemente em abril de 2004. Desde sua fundação a Cooperativa agropecuária tem passado por muitas mudanças. Desde suas criaçóes em 1964 muitas municípios vizinhos também aderiram ao movimento cooperativista e muitos produtores se filiaram à Cooperativa agropecuária Unaí Itda Hoje se somam mais de 3000 associados.

Até hoje alguns cooperados fundadores ainda mantêm-se firmes ao propósito inicial, e alguns, infelizmente, já foram de nosso convívio, mas deixaram seus filhos no segmento. A Empresa começou a f PAGF s 8 infelizmente, já foram de nosso convivio, mas deixaram seus filhos no segmento. A Empresa começou a funcionar com armazenamento e beneficiamento de grãos, instalaram-se no parque Industrial os galpões adequados para a prestação de serviços do gênero aos associados. Em 1965 instalou-se a primeira seção de compras em comum.

Um dos objetivos da empresa sempre foi o bom funcionamento do seguimento rural, suas negociações realizadas em grande escala eram financiadas pelo Banco do Brasil, Banco Regional de Brasília, Funagre, Ibra, Novacap e Banco Nacional de Crédito Cooperativo entre outros órgãos. As importâncias financiadas foram empregadas na melhoria de pastagens, compra de arames, instrumentos agrícolas, ração, sal mineral entre outros insumos. Seus primeiros funcionários foram jacis Torres Sobrinho e Gil Pinto Pereira, como Contadores os senhores, Oliveira, Milton Lourenço, Eustáquio Nazareno, Urbano Alves Cordeiro e Esmeralda Alves Santos.

O primeiro veterinário foi o Sr. Francisco Gonçalves Albuquerque, conveniado pelo INCRA, que mais tarde se tornaria contratado da Cooperativa agropecuária Unaí Itda Com assistência técnica dos órgãos especializados as atividades a pecuána são valorizadas e ganhas outra dimensão atingindo grandes saltos e conseqüente crescimento. Em agosto de 1985 a Cooperativa Agropecuária inaugura seu primeiro Entreposto na cidade de Arinos, beneficiando os produtores da região, baixando o custo de produção e o valor do frete, pois não seria mais necessário transportar o leite em latões até a indústria de Unaí.

Na década de 90 a Cooperativa se constitui uma das maiores e mais sólidas empresas do município, graças às boas administrações anteriores. Contrata profissional capacitado capaz de dar assistência e suporte anteriores. Contrata profissional capacitado capaz de dar assistência e suporte técnico aos associados e se sustenta já com recursos próprios. Em 1997 são criados os Entrepostos de Cabeceira Grande e Dom Bosco, sendo um dos maiores investimentos do município, viabilizando maior agilidade e economia para os produtores da região.

Mais tarde esses Entrepostos ganham em suas dependências modernos supermercados oferecendo aos associados boa qualidade dos produtos adquiridos e bons preços. E em 2002 é criado mais um Entreposto, o de Buritis. No dia 25 de março de 2002, em Assembléia Geral foi eleita a nova Diretoria ara gestão 2002/05 tendo como Diretor presidente: Valdinei Paulo de Oliveira; Diretor Comercial: Ângelo Maria Macedo França e Diretor Administrativo: José Amado Noivo.

Diretores da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda recebem homenagem na Câmara Municipal (1998) na assembléia os presentes, elegeram o primeiro presidente da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda, Arquimedes Costa, e criou-se o primeiro região de Unaí. Depois disto, o estatuto social foi reformado por 05 vezes. A primeira em setembro de Nestas 1976 quando os associados se reuniram em Assembléia Geral Extraordinária (AGE), no Convento do Carmo. A segunda reforma ocorreu em outubro de 1994, quando também em AGE, desta vez no Salão Rural do parque de Exposição do Sindicato dos produtores Rurais de Unaí.

Esta reforma estatutária tinha o principal objetivo de adequar a CAPUL à realidade dos novos tempos. A terceira reforma ocorreu em 1997. A quarta, em 2001. Ea quinta reforma, recentemente em abril PAGF 7 98 tempos. A terceira reforma ocorreu em 1997. A quarta, em 2001. E a quinta reforma, recentemente em abril de 2004. 2. 3 principais produtos DERIVADOS LÁCTEOS Leite pasteurizado Queijo minas padrão PRINCIPAIS RAÇÕES Capulcorte confina 16 Manteiga Queijo mussarela barra 1 KG Capuleite lactaçao 24 2. Natureza e ramos de atuação * SUPERMERCADO *LATICÍNIOS *FÁBRICA DE RAÇÃO * PEÇAS E FERRAGENS *VETERINÁRIA/ INSUMOS * POSTO COMBUSTÍVEL *TRANSPORTE PAGF 8 8 na fábrica de ração e também no transporte de leite para diversas partes do Brasil, e está aplicado nas estruturas de armazenamento dos alimentos; prédios um bem patrimonial; indústrias para processamento dos almentos; caminhões para o carregamento dos alimentos; automóvel para fazer entrega para os clientes; chácaras para criação de vacas leiteiras entre outros.

A compra de matéria prima venda a vista, compra de maquinários endo assim denominado como fato contátil. A cooperativa agropecuária de unai – capul a também é bem dotada de regras de contabilidade pelo fato que pude observar que como na contabilidade a empresa é dotada de regras contábeis como a regra de equação patrimonial: Ativo = passivo + patrimônio liquido ou Bens + direitos = obrigações 3. 2 Balanço patrimonial (em reais) Exercício finda em 31 . 2. 10 Ativos circulantes 57. 091. 583,99 Dlsponivel 2. 674. 860,93 Caixa 197. 816. 82 Bancos I . 555. 766. 25 Aplicações financeiras 991. 277. 86 Devedores por funcionamento 37. 006. 485,09 Cheques em custodia a compensar 2. 48. 534,93 CCPR-MG- C,’ fornecimento 7. 913. 181,16 Cooperados por consumo 86. 083,85 Títulos a receber 764. 950,55 Imposto a recuperar 14. 252. 813,93 Adiantamentos 2. 176. 081,29 Duplicatas a receber 7. 80. 874,05 Outros créditos 148. 191,93 Previsão para créditos de difícil liquidação (499. 614,18) Estoques 17. 385. 761,66 Produtos e mercadorias Patrimônio liquida 51. 802. 524,18 Capital social 7. 886. 951, 57 Fundo de renda legal 18. 307. 042, 36. BATES 5. 541 . 600, 67 Fundo de desenvolvimento 7. 639. 796, 76. Reserva de reavaliação 11 557. 792, 02 Sobras a disposição da AGO 869. 340,02 Total ativo 1 13. 830. 25

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*