Logistica

Ensaios

PIM — Projeto Integrado Multidisciplinar IARA CRISTINE DA COSTA PEREIRA Projeto Integrado Multidisciplinar LOGISTICA DISTRIBUIDORA LTDA Salvador-BA Maio de 2011 Projeto Integrado Mu Isc PACE 1 ar 7 DISTRIBUIDORA Trabalho apresentado como to view nut*ge avaliação parcial do 10 semestre do curso Gestão Empresarial. Salvador-BA Maio de 2011. RESUMO Prestar serviços na área de logística requer muita cautela e precisão, pois, deve ser feito o estudo de mercado, catalogação geográfica da área que se pretende atuar, com prévia identificação da concorrência e do seu publico alvo. A Logística

Distribuidora teve como principal objetivo a manutenção dos atributos logísticos como: a pontualidade, rapidez e eficiência, e 6 1 . 1. 4 Informações sobre o porte da filiais. • • • • • • • • • • funcionários………… produtos… fornecedores………………….. — concorrentes.. do sistema de informações………………… .8 organizacionais e empresa…….. . 5 1. 1 Numero de 6 1. 1 . 7 Principais 6 1. 1. 8 Principais Principais mercados.. 7 1. 1. 10 principais 1. 1. 11 Organograma….. . ….. 6 1. 1. 5 Relaç¿o das . 6 1. 1. 9 .. 7 1. 2 — Comunicação Empresarial 1. . Descrever os elementos de comunicação.. …. 8 1. 3 – Técnicas de Informática 1. 3. 1 Apontar aspectos relevantes técnicas 1. 4 – Matemática Aplicada 1. 4. 1 Identificar a utilização de algumas das aplicações vistas no curso em algum planejamento ou controle da 8 1. 5 – Economia e Mercado 1. 5. 1 Avaliar a empresa no âmbito dos conhecimentos adqulridos na disciplina de 8 1. 6 Ética e legislação: Trabalhista e Empresarial 1. 6. 1 Analisar se a Empresa segue os preceitos da Ética em suas atividades empresariais, bem como, as diretrizes do que regem as Legislações trabalhistas e empresariais..

PAGFarl(F7 rabalhistas e empresariais…………….. 9 1. 7 – Conclusão — . 10 1. 8 – Referências Bibliográficas INTRODUÇÃO Prestar serviços na área de logística requer muita identificação do seu publico alvo. Dado conhecimento do ritual a ser seguido na área de logística, o Grupo Abril SIA, lançou mão da terceirização do serviço de logística criando o seu próprio modelo de gestão, focando o seu negocio na Capital Salvador e Região Metropolitana, aja vista necessidade de redução de custos, maximização dos resultados com a otimização na oferta de um serviço diferenciado frente aos concorrentes.

Sendo que o instante que implantou o novo modelo de gestão, manteve a base do antigo formato de distribuição, com um continuo investimento na capacitação do seu pessoal, oferecendo um serviço de excelência, com eficiência e rapidez, capaz de atender no seu dia-a-dia cerca de aproximadamente 100% da sua demanda, tornando-se um plar de referência no mercado de distribuição de publicações, principalmente no serviço de entrega porta a-porta, em toda Capital e Região Metropolitana do Estado da Bahia. 4 1 . 1 – Fundamentos da Administração – Descrição da Organização 1. 1 – Denominação e forma de constituição A Express

Operações Logisticas LTDA iniciou suas atlvidades no exercício de 2000, sendo dirigida pelos sócios, os Srs. Lucas Santana e Rodrigo Meireles, constituida pelo seguinte formato organizacional: Diretoria; Gerência PAGF3rl(F7 Meireles, constituída pelo seguinte formato organizacional: Administrativa, Gerência de Marketing e Financeira, Gerência de Capacitação/ Divulgação e Gerência operacional e Comercial. A Razão Social está inscrita no CNPJ sob o NO 07. 217. 562/0001-30, localizada na Avenida Dendezeiros do Bonfim, no 184, 10 andar, Roma, CEP: 40. 444-130, Salvador-BA. 1. 1. – Dados e fatos elevantes da origem da organização A empresa surgiu da necessidade do Grupo Abril/SA, terceirizar seus serviços de distribuição de publicações, com a viabilização reduzir custos, focar no negócio, substituir custos fixos por variáveis, melhorar a operação, prmando por um servlço de excelência. Como já conheciam a logística do trabalho e o funcionamento de todo o serviço, os representantes do escritório da Editora Abril em Salvador, decidiram criar sua própria empresa, mantendo o mesmo formato de distribuição e trabalhando em Salvador e toda Região Metropolitana, atendendo a diversos segmentos. . 1. – Natureza e ramo de atuação A Express Operações Logisticas L DA distribuidora de publicações, é uma empresa de distribuição com acentuado know how em serviços de entrega porta-aporta, apresentando alto padrão de qualidade com índice de reclamação abaixo de 0,2% e uma flexibilização que permite distribuir diferentes produtos em condições variadas de trabalho, atuando no mercado de distribuição de impressos e pequenos volumes. Além da Abril SIA, a empresa possui clientes dos mais diversos segmentos e tamanhos, estando entre as melhores distribuidoras do Grupo Abril SIA.

Além de atender uma demanda mensal de 00 mil publicações, allando excelência na qualidade do serviço e conhecimento técnico. Por isso, é líder no merca icào de impressos e Por isso, é líder no mercado de distribuição de impressos e pequenos volumes em Salvador e Região Metropolitana, desenvolvendo com pontualidade e eficiência, o que confere um padrão de satisfação de 99,75% dos clientes da empresa, muito superior à média alcançada pelos seus concorrentes. 1 . 1. 4 – Informações sobre o porte da empresa É uma empresa de médio porte. 1. 1. – Relação com as filiais A empresa não possui filial. 1. 1. 6 — Numero de funcionários A Empresa possui 26 funcionários. 1 . 1. 7 – Principais produtos Atendendo a diversos segmentos, oferece aos clientes excelência nos serviços, tais como: Entrega porta-a-porta de publicações, Consultoria Especializada e Gratuita, Mailing DataListas, Roteirizacão completa de todos os bairros de Salvador, processamento de produtos em Larga Escala, Acompanhamento de Pedidos e rastreamento em todos os pontos de atendimento. 1. 1. 8 — Principais fornecedores Reis das Embalagens LTDA Mausaplast com e serv LTDA 1. . 9 – Principais mercados e principais segmentos desses mercados e onde se encontra o cliente-alvo; 6 Salvador e Reglào Metropolitana, fazendo entrega para diversos segmentos, com destaque especial para entrega semanal de 30 mil exemplares da Revista Veja, numa operação que dura seis horas, nos dias de domingos. 1 . 1. 10 – Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um: . Poly Express- apesar de ter preços bem competitivos, existe uma grande margem de erros decorrentes de falta de excelência, técnica dos conhecimentos, impactando na qualidade do serviço..

Express010 Serviços de Motoboys – Possui uma política de preços regular, porém falta pessoal qualificado, o processo de astreabilidade é ultrapassado e, não atende o perfil do mercado, comprometendo a eficiência e eficácia na execução dos serviços e, não atende o perfil do mercado, comprometendo a eficiência e eficácia na execução dos serviços, além de limita-se a distribuição apenas de alguns bairros de SalvadorBahia. 1 . 1. 11 Organograma; 7 1. 2 – Comunicação Empresarial 1. 2. – Elementos de Comunicação O fator fundamental de sucesso da empresa tem uma comunicação clara, objetiva com reuniões constantes para avaliar o desempenho dos funcionários e estabelecer novas metas. Mantém contato através de e-mail e telefone com os ornecedores. 1. 3- Técnicas de Informática 1. 3. 1Apontar aspectos relevantes do sistema de informações organizacionais e técnicas. Sistema de automação comercial”desktop” ,acesso a internet 1. 4— Matemática Aplicada 1. 4. 1 – Identificar a utilização de ou controle da empresa.

Aplicação de cálculos de reajuste, cálculos de juros e analise dos resultados. 1. 5 – Economia e Mercado 1. 5. 1 – Avaliar a empresa no âmbito dos conhecimentos adquiridos na disciplina de economia. Analise da demanda para programar a oferta de forma a alcançar o ponto de equilíbrio. 8 . 6- Ética e legislação: rabalhista e Empresarial. . 6. 1 – Analisar se a Empresa segue os preceitos da Ética em suas atividades empresariais, bem como, o que regem as trabalho conjunto entre logística, marketing e produção, pode garantir com maior eficácia que se cumpram as exigências atuais do mercado consumidor.

Com esse perfil podemos afirmar que a Logistica Distribuidora de publicações Ltda. atende todos os requisitos de uma organização com a visão focada na reação às mudanças, que deve ser o principal objetivo da administração de qualquer negócio. Para alcançar essa capacidade, é requisitado um enfoque muito maior nos processos pelo qual a demanda é tendida, sendo essa a área da logística aplicada ao marketing, à interface fundamental entre o mercado e a organização que busca atender as exigências dos consumidores.

Para as organizações está evidente que a competitividade não está ocorrendo mais entre as empresas, e sm, entre cadeias de abastecimento, de forma que, as entidades que as compõem deverão estar alinhadas no atendimento às necessidades dos clientes, que é o principal protagonista do processo logístico. IO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: wmv. logjsticabahia. com. br ARBACHE, F. S. ; SANTOS, A. G. ; MONTENEGRO, C. et al. Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Edltora FGV, 2004. BALLOU, R. H.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. BNDES. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. In BNDES, 2006. Disponível em: http://wwna. ‘. bndes. gov. br/clientes ‘porte/porte. asp Acesso em: 02 mai. 2006. BOWERSOX, D. J. CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. sao Paulo: Atlas, 2001. CHRISTOPHER, M. A logística do Marketing: Otimizando processos para aproximar fornecedores e consumidores. São Paulo: Futura, 1999.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*