Impacto ambiental

Ensaios

Impacto ambiental Impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações elou atividades do ser humano. Conforme o tipo de Intervenção, modificações produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar qualitativa e quantitativamente o impacto, classificando-o de caráter “positivo’ ou “negativo ecológico, social elou econômico.

Aspectos jurídicos O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, instituído no Brasil dentro da política nacional do meio ambiente, através da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) no 001186, e 23 de janeiro de 1 multidisciplinar, das t analisar, sistematica previsão dos impact O estudo realiza-se s ora ntE, to view o, por equipe cas destinadas a dos e técnicas de ade ambiental responsável que, por meio de instruções t cnicas específicas, ou termos de referência, indica a abrangência do estudo e as fatores ambientais a serem considerados detalhadamente.

Tal estudo é essencial para se obter o licenciamento ambiental para o funcionamento de um empreendimento ou uma ação humana, como por exemplo, a instalação de indústria ou agricultura. Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos prévio e Impacto Ambiental (EPIA) e apresentar o respectivo Estudo (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição, e as medidas mitigadoras (que em certos casos são obrigatórias).

Nos casos mais complexos complexos, que envolve muito espaço, muitos recursos, e pode atingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos, inclusive da realização e audiência pública com os diversos segmentos da população interessada ou afetada futuramente pelo feito. Atividades com impacto ambiental A morte do Mar de Aral é considerado por muitos meios de comunicação e referência, como o pior impacto ambiental da história. . Construção de rodovias; 2. Construção de Ferrovias; 3. Construção de Portos e terminais; 4. Construção de Aeroportos; 5. Instalação de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto; 6. Instalação de linhas de transmissão de energia elétrica (acima de 230 W); 7. Obras hidráulicas para fins de saneamento, drenagem, irrigação, retificação de curso d’água, transposição de bacias, canais de navegação, barragens hidrelétricas, diques; 8.

Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão, gás natural); 9. Extração de minério; 10. Aterros sanitários, processamento e destino final de res[duos tóxicos ou perigosos; 11 . Instalação de usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária (acma de 10 MW), inclusive a instalação de parques eólicos; 12. Complexo e unidades industriais e agro-industriais petroquímicos, siderúrgicos, cloroquímicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos); 13.

Distritos industriais e zonas estritamente industriais (ZEI); 14. Exploração econômica de madeira ou de lenha, em areas acima de 100 hectares ou ndo atingir áreas PAGO ri’ d madeira ou de lenha, em áreas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir áreas significativas em termos percentuais ou de importância do ponto de vista ambiental; 15. projetos urbanísticos (acima de 100 ha), ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental; 16. Qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

Por: Ivair Gomes Qualquer alteração significativa no meio ambiente – em um ou mais de seus componentes- provocada pela ação humana. “Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem:(l) a saúde, a segurança e o bem-estar da as atividades sociais e econômicas; (III) a biota; (IV) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; (V) a ualidade dos recursos ambientais” (Resolução do CONAMA n. 001 de 23/01/86). “Qualquer alteração no sistema ambiental físico, químico, biológlco, cultural e sócio-econômlco que possa ser atribuída a atividades humanas relativas às alternativas em estudo para satisfazer as necessidades de um projeto” “Impacto ambiental pode ser visto como parte de uma relação de causa e efeito. Do ponto de vista analítico, o impacto ambiental pode ser considerado como a diferença entre as condições ambientais que existiriam com a implantação de um projeto proposto e as condições ambientais que existiriam sem essa ção” (Dieffy, 1975). Uma alteração (ambiental) pode ser natural ou induzida pelo homem, um efeito é uma alteração induzida pelo homem e um impacto inclui um julgamento do valor da significância de um PAGF3ÜFd alteração induzida pelo homem e um impacto inclui um julgamento do valor da significância de um efeito” (Munn,1979). “Impacto ambiental é a estimativa ou o julgamento do significado e do valor do efeito ambiental para os receptores natural, sócio- econômico e humano. Efeito ambiental é a alteração mensurável da produtividade dos sistemas naturais e da qualidade ambiental, esultante de uma atividade econômica” (Horberry, 1984).

Impacto positivo ou benéfico Quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental. Impacto negativo ou adverso Quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou Impacto direto Quando resulta de uma simples relação de causa e efeito, também chamado impacto primário ou de primeira ordem. Impacto indireto Quando é uma reação secundária em relação à ação ou quando é parte de uma cadeia de reações; também chamado impacto secundário ou de enésima ordem (segunda, terceira, etc), de cordo com a sua situação na cadeia de reações.

Impacto local Quando a ação afeta apenas o próprio sítio e suas imediações. Impacto regional Quando o efeito se propaga por uma área e suas imediações. Impacto estratégico Quando é afetado um componente ou recurso ambiental de importância coletiva ou nacional. Impacto imediato Quando o efeito surge no instante em que se dá a ação. Impacto a médio e longo prazo Quando o efeito se manifesta depois d decorrido certo tempo apos a açao. Impacto temporário Quando o efeito permanece or um tempo determinado Impacto permanente

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*