Técnicas de modelagem

Ensaios

Protocolos de Redes Aspectos Gerais Professor Cesar Machado [email protected] com. br Definição Existem várias definições para redes de computadores. Podemos usar a seguinte definição: 1. Definição. Uma rede de computadores pode ser definida como “Dois interligados por um protocolos e interfac 2 Objetivo ora m pregado omunicarse. ” 2. Objetivo. O objetivo de uma rede de computadores é possibilitar a comunicação entre os computadores e seus usuários. Formas 3. Formas.

A comunicação entre computadores e usuarios pode se dar de diversas formas, seja pela transferência de mensagens, arquivos, voz, vídeo, etc. Assim temos que o IBM SNA tem 5 camadas, o TCP/IP tem 4 camadas e o RM-OSI tem 7 camadas. 4 7 Identificação 7. Identificação. Apesar do RM-OSI não ser mais utilizado na prática, mantém-se a tradição de identificarse os diversos elementos de rede com base nas 7 camadas dessa arquitetura que são: 1- Física, 2 – Enlace, 3- Rede, 4— Transporte, S – Sessão, 6 Apresentação e 7 – Aplicação. rotocolos 8. Protocolos. São as regras que regem a comunicação dos computadores e outros dispositivos em uma rede, sendo que, ao longo do tempo, inúmeros protocolos foram criados para as diversas arquiteturas de redes ara possibilitar a comunicação em meios de transmissão existentes. Função g. Função. Os protocolos podem desempenhar várias funções: geração de pacot numeração e PAGO rifa diferentes e também da concorrência entre grandes grupos de fabricantes que promoviam tecnologias que desenvolviam. 12 Meios 12. Meios.

Os meios empregados para comunicação de dados em redes locais podem ser físicos (cabos metálicos e fibras óticas) ou não fisicos (wireless), sendo que todos estão sujeitos a limitações sejam de alcance, de velocidade ou de ruídos, cabendo aos protocolos de rede compensarem, na medida do possível essas imitações. 13 Onipresença 13. Onipresença. Com o tempo, dois protocolos redes, por razões distintas, tornaram-se onipresentes em todas as redes de computadores: o Ethernet e o TCP/IP (que leva o mesmo nome da arquitetura).. 14 Alcance 14.

Alcance. Os protocolos de rede atualmente em uso podem ser classificados em dois tipos básicos, conforme o alcance desejado para a rede: protocolos CAN, empregados para comunicação a curta distância e protocolos WAN empregados para comunicação a longa distância. PAGF3ÜFd Convergência 17. Convergência. Com o passar do tempo, percebe-se ue está ocorrendo uma convergência dos protocolos de redes de tal forma que é provável que dentro de alguns anos exista um único protocolo de camada 2 que atenda tanto redes de curta quanto de longa distância.

Protocolos Passado Lan Man Wan Presente Futuro Lan/Wan 18 Pacotes 18. Pacotes. Todos os protocolos de redes de computadores empregam a comutação de pacotes para posslbilltar a maior eficiência possivel na comunicação em rede. Essa comutação consiste em fragmentar os dados a serem transmitidos em pequenos pedaços e anexar a cada um deles um cabeçalho com informações de endereçamento e controle.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*