Administração rural projeto

Ensaios

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ CURSO DE ADMINISTRAÇAO Administração Rural or7 to view nut*ge EDNALDO LOES Araputanga 2011 2. Fundamentação teórica….. 2. 1 A importância do administrador para o desenvolvimento 3. Orçamento…. 9 10 5. 3ibIiografia 1. 1 ntrodução A administração rural surgiu no começo do século XX junto às universidades de ciências agrária, na Inglaterra e Estados Unidos nos chamados “land grant” com a preocupação de sobretudo, analisar, a credibilidade econômica e tecnicas agrícolas.

A determinação do agro negócio na administração rural mostrou aos administradores que o desenvolvimento das struturas operacionais da empresa teria que mudar em busca da implantação da tecnologia na produção, o aperfeiçoamento e capacitação da mão de obra frente a essas novas tecnologias. Portanto é de fundamental importância buscar através de estratégias gerenciais a melhoria da ualidade dos produtos, pois o produto é a imagem da isso, a importância de PAGF9Ü,F7 1. O que fazer para melhorar o desenvolvimento da organização rural? 2.

Quais atributos o sistema gerencial pode trazer para o desenvolvimento de uma área 3. Qual a principal função do sistema gerencial para enfrentar s transformações na agropecuária? 4. Quais prejuízos trás a falta de um sistema na área rural 1. 4 Justificativa O estudo tem como objetivo analisar e fornecer dados do atual processo de desenvolvimento de um sistema gerencial. Administração rural é uma atividade que facilita ao produtor rural a tomada de declsão ao nível de sua empresa agrícola, com o fim de obter melhor resultado econômico mantendo a produtividade da terra.

Graças as tecnologia cada vez mais presente no setor rural, surge a necessidade da implantação de um sistema gerencial. A tarefa de administrar começa pela tomada de onhecimento de tudo que constitui uma empresa rural. Terra, pessoas, máquinas, equipamentos, instalações e benfeitorias, fornecedores, clientes e dinheiro, são exemplos de recursos que uma empresa precisa para realizar suas atividades. Assim fica mais do que provado que um bom sistema e um administrador à frente de qualquer empresa a transformarão. 1. 5 Objetivos 1. 5. 1 Geral.

PAGF3rl(F7 atividades para que assim o produtor possa tomar decisões necessárias para o desenvolvimento do Sitia. Com objetivo de facilitar sua administração e passar por grandes transformações, iminuindo despesas e obtendo melhor resultado econômlco. 1. 7 Metodologia A investigação para este trabalho será numa abordagem qualitativa utillzando o método dialético. O universo da pesqusa de campo será a implementado de um sistema gerencial no sitio São Geraldo no Município de São jose dos Quatro Marcos MT. Os sujeitos selecionados para a pesquisa será o proprietário do sitio..

Para o desenvolvimento da pesquisa, primeiramente será feita uma pesquisa bibliográfica em obras pertinentes ao assunto. Será ainda feito uma pesquisa sobre a administração rural afim e que sejam identificadas e analisadas as atribuições definidas para a implantação do sistema gerencial na área rural. A técnica para a pesquisa de campo será entrevista semi- estruturada com os trabalhadores/usuários da administração rural, a partir de um roteiro, podendo o pesquisador fazer as adaptações necessárias, o que deverá permitir o conhecimento do ponto de vista do entrevistado. Fundamentação Teórica Conforme Llma (1982), a administração rural estuda os processos racionais das decisões e ações administrativas em organizações rurais. E de acordo com Andrade (1 985), ao onsiderar a administração rural como um ramo da ciência administrativa, o administrador deve utiliza as suas teorias, desde a abordagem clássica de T à moderna teoria do todo sistêmico em uma propriedade rural.

Deste modo é fundamental que o produtor rural esteja bem informado sobre a composição e o comportamento de seus custos para elaborar estratégias de ação fundamentadas em dados confiáveis, ponderadas e que busquem as melhores alternativas possíveis, além de possibilitar a visualização antecipada de restrições e dificuldades impostas pelas mudanças os níveis de preço de mercado dos elementos componentes do custo rural.

Para finalizar, como argumenta Peter Drucker (2003), a administração deve colocar o desempenho econômico em primeiro lugar, pois uma empresa só justifica a sua existência medlante os resultados econômicos que produz independente dos demais resultados que obtiver. Dentro de uma empresa o administrador desenvolve um papel de suma importância, portanto o mesmo tem que perceber o que esta acontecendo de errado e buscar o mais rápido possível a melhor solução.

Cabe também a ele fazer algumas mudanças no ambiente de rabalho assim, melhorando as condições de serviços de seus colaboradores. Os profissionais que atuam neste setor estão conduzido-o para o desenvolvimento. De acordo com a pesquisa na área de contabilidade, segundo CREPALDI (1. 989, p. 5), o produtor rural ainda não assumiu o papel de administrador ou tomador de decisões no próprio campo de seu domínio.

Sentindo-se cada vez mais a necessidade de conhecimento gerencial, o produtor rural requer como prioridade básica para si, o auxilio na definição do que produzir, como produzir, quanto produzir e para quem vender 2. A importância do admnistrador para o desenvolvimento O agro negócio brasileiro nos últimos anos vem se desenvolvendo numa velo alta, em virtude da PAGF5C,F7 tomou dimensão tão grande que vem caminhado para se tornar a principal atividade econômica do pais.

De acordo com Olsen (2006): O bom administrador tem que entender e ver as necessidades dos outros e antecipar-se ao futuro, transformando suas idéias em projetos que vão trazer resultados palpáveis à empresa. No ramo da agroindústria é fundamental que o administrador trabalhe sempre pensando no mercado futuro, produzindo o necessário para atender a demanda do ercado interno e externo, e demonstrar que as empresas rurais dependem de outros elementos da cadeia produtiva, apresentando soluções para os problemas que venha ocorre no futuro.

Segundo Olsen (2006 p 39) o administrador deve ser sensível às necessidades dos outros, anteciparem o futuro, transformar sua visão num projeto, inovar na alocação dos recursos e assegurar resultados tangíveis. “0 papel do administrador está juntamente em saber desapertar em todos e em cada um, o sentimento de que o crescimento individual só será poss[vel com o crescimento da organização”. (Mendonça 2004 p 59) .

ORÇAMENTO A IVIDADES IFEV IMAR IABR IMA IJUN IAGO ISET IOIJT NOV I Total I I Início do E-stá io Impressões I para impressora I 1 13,50 II 1 18,00 Estágio Gasto com manutenção da moto 195,00 | I Entrega do TCC em três vias Custo com fotocópia – 3 exemplares Encadernação – 3 exemplares 21 11, 50 I I Término do 1 1195,00 1 15,00 1 136,00 IDevolução para correções finais Entrega TCC para encadernação capa dura Encadernação Perante Banca I I I I I 1 19,00 1 1 1239,00 119,00 “CRONOGRAMA ATIVIDADES IF VIM B RIM TIO TIN o 19,00 119,00 Apresentação Totais 110,00 15,00 117,50 PAGFarl(F7

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*