Mono

Ensaios

1) Encontre a idéia principal que o autor defende neste artigo. A partir das concepções de autores clássicos e contemporâneos, a autora nos mostra a visão do trabalho ao longo do tempo e suas subdivisões. Com a leitura é claro observar a evolução do trabalho, seu significado na antiguidade, de algo indigno, de algo severo, para a wsão atual de algo que é digno da pessoa. uma relação social, fonte de desigualdades sociais. O cerne do artigo envolve a evolução do trabalho da antiguidade para a atualidade. 2) Identifique os principais argumentos que o autor utiliza para efender sua tese.

Para afirmar suas idéias, a autora se utiliza de idéias de filósofos conhecidos, fazendo importância do traba ar 3 to view nut*ge Resenha Cntica: Soci Araújo 1 Referência mostrando a o passar dos anos. Silvia Maria de ARAUJO, Silvia Maria de- Sociologia, um olhar crítico/ Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridl, Benilde Lenzi Motim. São Paulo: Contexto, 2009. P. 45-75. A sociologia é uma ciência que tem como objetivo a interpretação das várias mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Ela em a missão de dar respostas ao presente.

A partir de provocações de autores clássicos e contemporâneos, as autoras estimulam o desenvolvimento de idéias sobre o mundo em que vivemos. A obra é organizada em eixos temáticos: O trabalho para viver; Clas Classes sociais e o lugar de cada um na sociedade; Comunicação e poder da midia; Poder e poderes nos pontos da sociedade e Unidade na diversidade: a interdependência urbano-rural. É composta de análises contextualizadas da realidade soclal a partir de teorias clássicas e modernas da Sociologia. O trabalho ao longo da história ocupou várias posições, de mais importância ou não.

Pode ser visto como fonte de vida, de riqueza, mas também como um fator que gera desigualdades sociais. Ê possível ver os vários significados que o trabalho teve durante a antiguidade até o momento atual, nas sociedades ocidentais o trabalho passou a conferir uma identidade social ao homem. O trabalho nasceu da mais humilde atividade e evoluiu para condição de reprodutor de riquezas. Na antiguidade estava ligado ao esforço físico, atividades penosas, indignas e na era moderna eve seu significado alterado, ascendeu de atividade desprezada para condição de expressão da humanidade.

Diante as mudanças sociais do século H, a concepção de trabalho se firmou como uma atividade digna. A filósofa Hanna Arendt (2003) definiu o século XX como sendo o século do trabalho. Foi permitida a mobilidade social, antes não existente para a sociedade, porém ainda não era algo possível à todos. O Direito do Trabalho, surgiu com a incansável luta dos trabalhadores por melhorias, seja nas condições de trabalho, vida salários, com a resistência ao trabalho industrial. importante observar que no Brasil, o Direito do Trabalho surgiu tardiam PAGFarl(F3 trabalho industrial. mportante observar que no Brasil, o Direito do Trabalho surgiu tardiamente. A exaltação do trabalho fez surgir o capitalismo. Para Marx (1975) a divisão do trabalho é um método para produzir a mais-valia (diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o sa ário pago ao trabalhador, que seria a base do lucro no sistema capitalista). Até o final da década de 1980 predominava no Brasil a rganização taylorista-fordista, que é um sistema hierarquizado, valorizava-se o trabalho qualificado.

Nesta obra, podemos ter uma visão geral da trajetória do trabalho e sua importância para a sociedade. Com a simples leitura podemos ter conhecimento de vários aspectos sociais e históncos que o trabalho modificou na socledade. A obra foi escrita por Silvia Maria de Araújo, Socióloga, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade e Milão, é professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Autora e organizadora de livros em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo ganhou, em 2001, como co-autora, o prêmio Jabuti na categoria Livro Didático. BIBLIOGRAFIA I)ARAÚJO, Silvia Maria de- Sociologia, um olhar crítico/ Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim. São Paulo: contexto, 2009. P. 45-75. 2)WWW. WIKIPEDIA. COM. BR 3)www. CONTEXTO. COM. BR PAGF3ÜF3

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*